Eletricidade

Escolha o assunto e comece seus estudos!

Muito aprendizado decore de se fazer perguntas.

icone eletrodinamica

Eletrodinâmica

LISTA 75 – POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA II

01. (FUVEST) Na bateria de um telefone celular e em seu carregador, estão registradas as seguintes especificações:

dados técnicos carregador

Com a bateria sendo carregada em uma rede de 127 V, a potência máxima que o carregador pode fornecer e a carga máxima que pode ser armazenada na bateria são, respectivamente, próximas de

a) 25,4 W e 5940 C.

b) 25,4 W e 4,8 C.

c) 6,5W e 21960 C.

d) 6,5W e 5940 C.

e) 6,1W e 4,8 C.

Note e adote:

AC: corrente alternada;

DC: corrente contínua.

02. (UNESP) Em uma sala estão ligados um aparelho de ar-condicionado, um televisor e duas lâmpadas idênticas, como mostra a figura. A tabela informa a potência e a diferença de potencial de funcionamento desses dispositivos.

tabela equipamentos unesp

a) Considerando o custo de 1 kWh igual a R$ 0,30 e os dados da tabela, calcule, em reais, o custo total da energia elétrica consumida pelos quatro dispositivos em um período de 5,0 horas.

b) Considerando que os dispositivos estejam associados em paralelo e funcionando conforme as especificações da tabela, calcule a intensidade da corrente elétrica total para esse conjunto, em ampères.

03. (ENEM) Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o:

a) azul.

b) preto.

c) laranja.

d) amarelo.

e) vermelho.

04. (FAMERP) A fotografia mostra um lustre que funciona com 21 lâmpadas idênticas, de valores nominais 40 W – 120 V, associadas em paralelo.

lustre

Ao ser ligado a uma diferença de potencial de 120 V e com suas 21 lâmpadas acesas, esse lustre é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade

(A) 7,0 A.

(B) 3,0 A.

(C) 63 A.

(D) 21 A.

(E) 14 A.

05. (FUVEST) Um raio proveniente de uma nuvem transportou para o solo uma carga de 10 C sob uma diferença de potencial de 100 milhões de volts. A energia liberada por esse raio é

a) 30 MWh.

b) 3 MWh.

c) 300 kWh.

d) 30 kWh.

e) 3 kWh.

Note e adote: 1 J = 3 x 10-7 kWh

06. (UNICAMP) Em outro processo de esterilização, uma lâmpada UV de potência P = 60 W funciona sob uma diferença de potencial elétrico U = 100 V. A potência elétrica pode ser expressa também em kVA, sendo 1 kVA = 1000 V x 1 A = 1000 W. A corrente elétrica i do circuito que alimenta a lâmpada é igual a

a) 0,36 A.

b) 0,60 A.

c) 1,6 A.

d) 3,6 A.

07. (FUVEST 2023) O Brasil é o país recordista mundial em queda de raios, com uma estimativa de mais de 70 milhões de eventos desse tipo por ano. Uma descarga elétrica dessas pode envolver campos elétricos da ordem de dez kilovolts por metro e um deslocamento de 30 coulombs de carga em um milésimo de segundo. Com base nessas estimativas e assumindo o campo elétrico como sendo constante, a potência associada a um raio de 100 m de comprimento corresponde a:

(A) 30 GW

(B) 3 GW

(C) 300 MW

(D) 30 MW

(E) 3 MW

08. (FAMERP 2023) O carregador de certo equipamento eletrônico tem gravado em seu corpo as seguintes informações:

Entrada: 220 V / 0,50 A

Saída: 20 V / 5,0 A

A diferença entre a potência de entrada e a potência de saída desse carregador durante seu funcionamento é

(A) 25 W.

(B) 200 W.

(C) 4,5 W.

(D) 10 W.

(E) 50 W.

09. (ENEM 2022) Pretende-se construir um banheiro em uma área externa no qual serão instalados dois chuveiros elétricos que podem ser ligados simultaneamente, cada um com consumo de 5,5 kW. A tensão disponível na rede elétrica é de 220 V. Sabe se que quanto maior for a área de seção reta de um cabo elétrico maior será a intensidade de corrente que ele conseguirá suportar porém, maior será o seu custo. Portanto, deve ser selecionado o cabo de menor área de seção reta que seja capaz de suportar a corrente requerida para a instalação. No quadro são apresentados os valores nominais de área de seção reta de cabos elétricos comumente encontrados no mercado (com isolamento térmico), com suas correspondentes correntes máximas.

O cabo que apresenta o menor custo e que suporta a corrente total necessária na fiação dos chuveiros é o que tem a área de seção reta, em mm2, igual a:

a) 0,5

b) 1,5

c) 2,5

d) 6,0

e) 16,0

10. (ENEM 2023) O manual de uma ducha elétrica informa que seus três níveis de aquecimento (morno, quente e superquente) apresentam as seguintes variações de temperatura da água em função de sua vazão:

tabela vazão enem

Utiliza-se um disjuntor para proteger o circuito dessa ducha contra sobrecargas elétricas em qualquer nível de aquecimento. Por padrão, o disjuntor é especificado pela corrente nominal igual ao múltiplo de 5 A imediatamente superior à corrente máxima do circuito. Considere que a ducha deve ser ligada em 220 V e que toda a energia é dissipada através da resistência do chuveiro e convertida em energia térmica transferida para a água, que apresenta calor específico de 4,2 J/g°C­ e densidade de 1 000 g/L. O disjuntor adequado para a proteção dessa ducha é especificado por:

A) 60 A

B) 30 A

C) 20 A

D) 10 A

E) 5 A

Respostas

1- D       

2-

a) R$ 1,78    

b) 10,8A   

3- C        

4- A       

5- C      

6- B

7- A

8- D

9- D      

10- B