Eletricidade
Escolha o assunto e comece seus estudos!
Muito aprendizado decore de se fazer perguntas.

Eletrostática
LISTA 70 – CAMPO ELÉTRICO
01. (FAMERP) Quatro cargas elétricas puntiformes, Q1, Q2, Q3 e Q4, estão fixas nos vértices de um quadrado, de modo que |Q1| = |Q2| = |Q3| = |Q4|. As posições das cargas e seus respectivos sinais estão indicados na figura.

Se E for o módulo do campo elétrico no ponto P, centro do quadrado, devido à carga Q1, o campo elétrico resultante no ponto P, devido à presença das quatro cargas, terá módulo

02. (UFSCar) Seis cargas elétricas puntiformes se encontram no vácuo fixas nos vértices de um hexágono regular de lado L. As cargas têm mesmo módulo, |Q|, e seus sinais estão indicados na figura.

Dados: constante eletrostática do vácuo = k0 = 9 x 109 N.m2/C2, L = 3,0 x10-1 m; |Q| = 5,0 x10-5 C.
No centro do hexágono, o módulo e o sentido do vetor campo elétrico resultante são, respectivamente,
A) 5,0 x 106 N/C; de E para B.
B) 5,0 x 106 N/C; de B para E.
C) 5,0 x 106 N/C; de A para D.
D) 1,0 x 107 N/C; de B para E.
E) 1,0 x 107 N/C; de E para B.
03. (FEI-SP) A figura a seguir mostra as linhas de força de um campo elétrico criado por duas cargas elétricas puntiformes.

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O campo elétrico representado na figura pode ser criado por cargas positivas.
II. Pode-se concluir que o campo elétrico criado pelas cargas é uniforme.
III. O campo representado pode ser criado por cargas elétricas de sinais contrários.
a) Somente a afirmação I é verdadeira.
b) Somente a afirmação II é verdadeira.
c) Somente a afirmação III é verdadeira.
d) Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
e) Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
04. (UNESP) Em um seletor de cargas, uma partícula de massa m e eletrizada com carga q é abandonada em repouso em um ponto P, entre as placas paralelas de um capacitor polarizado com um campo elétrico E. A partícula sofre deflexão em sua trajetória devido à ação simultânea do campo gravitacional e do campo elétrico e deixa o capacitor em um ponto Q, como registrado na figura.

Deduza a razão q/m, em termos do campo E e das distâncias d e h.
05. (UNICAMP) O fato de os núcleos atômicos serem formados por prótons e nêutrons suscita a questão da coesão nuclear, uma vez que os prótons, que têm carga positiva q=1,6×10-19 C, se repelem através da força eletrostática. Em 1935, H. Yukawa propôs uma teoria para a força nuclear forte, que age a curtas distâncias e mantém os núcleos coesos.
a) Considere que o módulo da força nuclear forte entre dois prótons FN é igual a vinte vezes o módulo da força eletrostática entre eles FE, ou seja, FN = 20FE. O módulo da força eletrostática entre dois prótons separados por uma distância d é dado por , onde K = 9,0 x 109 Nm2/C2. Obtenha o módulo da força nuclear forte FN entre os dois prótons, quando separados por uma distância d = 1,6 x 10-15 m, que é uma distância típica entre prótons no núcleo.
b) As forças nucleares são muito maiores que as forças que aceleram as partículas em grandes aceleradores como o LHC. Num primeiro estágio de acelerador, partículas carregadas deslocam-se sob a ação de um campo elétrico aplicado na direção do movimento. Sabendo que um campo elétrico de módulo E = 2,0×106 N/C age sobre um próton num acelerador, calcule a força eletrostática que atua no próton.
06. (FUVEST) Um campo elétrico uniforme, de módulo E, criado entre duas grandes placas paralelas carregadas, P1 e P2, é utilizado para estimar a carga presente em pequenas esferas. As esferas são fixadas na extremidade de uma haste isolante, rígida e muito leve, que pode girar em torno do ponto O. Quando uma pequena esfera A, de massa M = 0,015 kg e carga Q, é fixada na haste, e sendo E igual a 500 kV/m, a esfera assume uma posição de equilíbrio, tal que a haste forma com a vertical um ângulo q = 45º. Para essa situação:

a) Represente, no esquema da folha de respostas, a força gravitacional P e a força elétrica FE que atuam na esfera A, quando ela está em equilíbrio sob ação do campo elétrico. Determine os módulos dessas forças, em newtons.
b) Estime a carga Q, em coulombs, presente na esfera.
c) Se a esfera se desprender da haste, represente, no esquema da folha de respostas, a trajetória que ela iria percorrer, indicando-a pela letra T.
07. (Mackenzie) Ao tentar ler o parágrafo que trata das propriedades das linhas de força de um campo elétrico, Guilherme verificou que seu livro de Física apresentava algumas falhas de impressão (lacunas). O parágrafo mencionado com as respectivas lacunas era o seguinte:
As linhas de força saem de cargas (I) , (II) se cruzam e, quanto mais (III) , maior é a intensidade do campo elétrico nessa região.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas I, II e III.
a) positivas, nunca, afastadas.
b) positivas, nunca, próximas.
c) positivas, sempre, próximas.
d) negativas, nunca, afastadas.
e) negativas, sempre, próximas.
Responda às questões 8 e 9.
A figura ilustra a representação das linhas de força do campo elétrico gerado por duas cargas elétricas q1 e q2.

08. Quanto aos sinais das cargas elétricas q1 e q2, podemos afirmar que:
a) são ambas positivas.
b) são ambas negativas.
c) q1 é positiva e q2 é negativa.
d) q1 é negativa e q2 é positiva.
e) não é possível identificar os sinais das cargas elétricas.
09. Quanto aos módulos das cargas elétricas q1 e q2, podemos afirmar que:
a) q1 = q2
b) q1 < q2
c) q1 > q2
d) q1 = 2 q2
e) q2 = 2 q1
10. (UNESP) Uma carga elétrica q > 0 de massa m penetra em uma região entre duas grandes placas planas, paralelas e horizontais, eletrizadas com cargas de sinais opostos. Nessa região, a carga percorre a trajetória representada na figura, sujeita apenas ao campo elétrico uniforme E, representado por suas linhas de campo, e ao campo gravitacional terrestre g.

É correto afirmar que, enquanto se move na região indicada entre as placas, a carga fica sujeita a uma força resultante de módulo
(A) q · E + m · g.
(B) q · (E – g).
(C) q · E – m · g.
(D) m · q · (E – g).
(E) m · (E – g).
Respostas
1- D
2- E
3- A
4-
5-
a) FN = 1800 N
b) F = 3,2 x 10-13 N
6-
a) FE = P = 0,15 N
b) q = 3 x 10-7C
c) trajetória retilínea
7- B
8- D
9- B
10- C