Óptica

Escolha o assunto e comece seus estudos!

“Os encantos dessa sublime ciência se revelam apenas àqueles que tem coragem de irem a fundo nela.”

Carl Friedrich Gauss

icone espelho

Reflexão

LISTA 51 – ÓPTICA GEOMÉTRICA: INTRODUÇÃO

01. (UNESP) Um pai, desejando brincar com seu filho com a sombra de um boneco projetada na parede, acende uma lâmpada, considerada uma fonte de luz puntiforme, distante 2 metros do boneco e 6 metros da parede na qual a sombra será projetada. Admitindo que a altura do boneco seja igual a 20 cm, qual a altura da sombra projetada na parede? Faça um desenho, na folha de respostas, representando os raios de luz a partir da lâmpada até a parede e indicando a posição do boneco e a região de sombra. 

02. (UNESP) Para que alguém, com o olho normal, possa distinguir um ponto separado de outro, é necessário que as imagens desses pontos, que são projetadas em sua retina, estejam separadas uma da outra a uma distância de 0,005 mm.

esquema olho unesp

Adotando-se um modelo muito simplificado do olho humano no qual ele possa ser considerado uma esfera cujo diâmetro médio é igual a 15 mm, a maior distância x, em metros, que dois pontos luminosos, distantes 1 mm um do outro, podem estar do observador, para que este os perceba separados, é

(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

(E) 5.

03. (UNICAMP) O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos. No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz. A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete. Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela,  apresentará, respectivamente, uma coloração

a) amarela e branca.

b) negra e amarela.

c) azul e negra.

d) totalmente negra.

04. (IFSP) A figura ilustra, fora de escala, a ocorrência de um eclipse do Sol em determinada região do planeta Terra. Esse even­to ocorre quando estiverem alinhados o Sol, a Terra e a Lua, funcionando, respectivamente, como fonte de luz, anteparo e obstáculo.

eclipse solar

Para que possamos presenciar um eclipse solar, é preci­so que estejamos numa época em que a Lua esteja na fase

a) nova ou cheia.

b) minguante ou crescente.

c) cheia, apenas.

d) nova, apenas.

e) minguante, apenas. 

05. (UNESP) Os gatos 1 e 2 encontram-se parados em um ambiente iluminado apenas por duas lâmpadas puntiformes penduradas no teto. O único obstáculo existente nesse ambiente é uma mesa opaca de tampo horizontal, apoiada no solo, também horizontal e opaco. Os gatos estão em um mesmo plano vertical (o plano da figura), que contém as lâmpadas e que passa pelo centro da mesa.

gatos mesa luz

Desconsiderando a reflexão da luz em qualquer superfície e efeitos de difração nas bordas da mesa, pode-se afirmar que os gatos 1 e 2 encontram-se, respectivamente, em regiões de:

a) sombra e de penumbra.

b) sombra e de sombra.

c) sombra e iluminada pelas duas lâmpadas.

d) penumbra e iluminada pelas duas lâmpadas.

e) penumbra e de penumbra.

06. A fotografia é uma modalidade de comunicação. De suas origens até hoje, o princípio da captura de uma imagem é o mesmo, diferenciado apenas por melhorias, como uso de lentes e de sensores de luz. A forma mais primitiva de máquina fotográfica é a conhecida por câmara escura de orifício. Um estudante, curioso para observar como a imagem em uma dessas câmaras é obtida, escurece o interior de uma latinha de ervilhas, faz um furo central no fundo da lata e, do outro lado, onde havia a tampa, cola um disco de papel translúcido. Ao apontar sua câmara escura de orifício para uma vela acesa, distante 30 cm do orifício da latinha, vê a projeção da imagem da vela sobre o papel, conforme mostra a figura.

Observando as dimensões da latinha, a distância da vela ao orifício e o tamanho da imagem obtida, pode-se determinar que o tamanho da vela utilizada é de:

a) 2 cm

b) 4 cm

c) 8 cm

d) 10 cm

e) 12 cm

07. (IFSP)                                                                                                              Mecanismos do eclipse

 A condição para que ocorra um eclipse é que haja um alinhamento total ou parcial entre Sol, Terra e Lua. A inclinação da órbita da Lua com relação ao equador da Terra provoca o fenômeno de a Lua nascer em pontos diferentes no horizonte a cada dia. Se não houvesse essa inclinação, todos os meses teríamos um eclipse da lua (na Lua cheia) e um eclipse do Sol (na lua nova).

eclipse

A seguir, vemos a Lua representada na figura nas posições 1, 2, 3 e 4, correspondentes a instantes diferentes de um eclipse.

eclipse

As figuras a seguir mostram como um observador, na Terra, pode ver a Lua. Numa noite de lua cheia, ele vê como na figura I.

fases da lua

Assinale a alternativa em que haja correta correspondência entre a posição da Lua, a figura observada e o tipo de eclipse.

08. (PUC-SP) A ocorrência do eclipse da figura só foi possível porque a Lua, além de estar alinhada com o Sol e a Terra, estava na fase 

eclipse solar

A) quarto crescente.

B) quarto minguante.

C) nova.

D) cheia.

09. (SANTA CASA) A figura mostra o esquema de um eclipse. No instante em que ele ocorria, uma pessoa encontrava-se no ponto indicado pela letra P, na superfície da Terra.

Essa pessoa observa um eclipse

(A) parcial do Sol.

(B) parcial da Lua.

(C) anular do Sol.

(D) total da Lua.

(E) total do Sol.

10. (SANTA CASA 2023) No dia 14 de outubro de 2023 ocorrerá um eclipse solar anular que será visível do Nordeste do Brasil. Considerando que o período de rotação da Lua em torno da Terra é de 28 dias, ainda em outubro de 2023 ocorrerá um eclipse lunar no dia

(A) 17.

(B) 28.

(C) 7.

(D) 11.

(E) 21.

Respostas

1- 60 cm               

2- C               

3- B

4- D                      

5- A

6- D                      

7- D

8- C

9- A

10- B