Termologia

Escolha o assunto e comece seus estudos!

“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”

Carl Sagan

icone termologia azul

Termologia

LISTA 43 – TERMOMETRIA

01. (UNESP) Um termoscópio é um dispositivo experimental, como o mostrado na figura, capaz de indicar a temperatura a partir da variação da altura da coluna de um líquido que existe dentro dele. Um aluno verificou que, quando a temperatura na qual o termoscópio estava submetido era de 10ºC, ele indicava uma altura de 5 mm. Percebeu ainda que, quando a altura havia aumentado para 25 mm, a temperatura era de 15ºC.

Quando a temperatura for de 20ºC, a altura da coluna de líquido, em mm, será de

(A) 25.

(B) 30.

(C) 35.

(D) 40.

(E) 45.

02. (UNESP) Um estudante desenvolve um termômetro para ser utilizado especificamente em seus trabalhos de laboratório. Sua ideia é medir a temperatura de um meio fazendo a leitura da resistência elétrica de um resistor, um fio de cobre, por exemplo, quando em equilíbrio térmico com esse meio. Assim, para calibrar esse termômetro na escala Celsius, ele toma como referências as temperaturas de fusão do gelo e de ebulição da água. Depois de várias medidas, ele obtém a curva apresentada na figura.

A correspondência entre a temperatura T, em ºC, e a resistência elétrica R, em Ω, é dada pela equação:

03. Ao aferir-se um termômetro mal construído, verificou-se que os pontos 100ºC e 0ºC de um termômetro correto correspondiam, respectivamente, a 97,0 ºC e –1,0 ºC do primeiro. Se esse termômetro mal construído marcar 19,0 ºC, a temperatura correta deverá ser de:

a) 18,4ºC

b) 19,4ºC

c) 20,4ºC

d) 23,4ºC

e) 28,4ºC

04. Ao tomar a temperatura de um paciente, um médico só dispunha de um termômetro graduado na escala Fahrenheit. Para se precaver, ele fez antes alguns cálculos e marcou no termômetro a temperatura correspondente a 42ºC (temperatura crítica do corpo humano). Em que posição da escala do seu termômetro ele marcou essa temperatura?

05. Em uma panela, existe água a 20ºC, que é aquecida até 90ºC.

a) Expresse esses dois valores de temperatura na escala Kelvin.

b) Qual é a variação de temperatura sofrida pela água nas escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin?

06. Um pesquisador, ao realizar a leitura da temperatura de um determinado sistema, obteve o valor – 450. Considerando as escalas usuais (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), podemos afirmar que o termômetro utilizado certamente não poderia estar graduado:

a) apenas na escala Celsius.

b) apenas na escala Fahrenheit.

c) apenas na escala Kelvin.

d) nas escalas Celsius e Kelvin.

e) nas escalas Fahrenheit e Kelvin.

07. (ALBERT EINSTEIN) Um médico criou sua própria escala de temperaturas para classificar a febre de seus pacientes em cinco níveis, de acordo com o quadro.

escala de temperaturas para classificar a febre de seus pacientes em cinco níveis

A relação entre as temperaturas de um paciente febril (θ) e o nível de febre, segundo a classificação desse médico, segue um padrão linear e está representada no gráfico.

Um paciente teve sua temperatura corporal medida, obtendo-se o valor 40,5 ºC. Segundo a classificação criada pelo médico citado, a febre desse paciente será classificada

(A) entre alta e preocupante.

(B) como preocupante.

(C) entre leve e moderada.

(D) como moderada.

(E) entre preocupante e perigosa.

08. (UNICAMP) Em março de 2020, a Unicamp e o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), dos Estados Unidos, assinaram um acordo de cooperação científica com o objetivo de desenvolver tanques para conter argônio líquido a baixíssimas temperaturas (criostatos). Esses tanques abrigarão detectores para o estudo dos neutrinos. A temperatura do argônio nos tanques é TAr = –184 °C. Usualmente, a grandeza “temperatura” em física é expressa na escala Kelvin (K). Sabendo-se que as temperaturas aproximadas do ponto de ebulição (TE) e do ponto de solidificação (TS) da água à pressão atmosférica são, respectivamente, TE @  373 K e TS @ 273 K, a temperatura do argônio nos tanques será igual a

a) 20 K.

b) 89 K.

c) 19 K.

d) 457 K.

09. (ENEM) Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura. Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro. De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que

a) o termômetro e o corpo tenham a mesma energia interna.

b) a temperatura do corpo passe para o termômetro.

c) o equilíbrio térmico entre os corpos seja atingido.

d) a quantidade de calor dos corpos seja a mesma.

e) o calor do termômetro passe para o corpo.

10. (UERJ) Uma temperatura na escala Fahrenheit é indicada por um número que é o dobro daquele pelo qual ela é representada na escala Celsius. Essa temperatura é:

a) 160°C

b) 148°C

c) 140°C

d) 130°C

e) 120°C

 

Respostas

1- E       

2- A         

3- C      

4- 107,6ºC

5-

a) 293 K; 363 K 

b) 70ºC; 126ºF; 70 K

6- D

7- A         

8- B  

9-

10- A