Mecânica

Escolha o assunto e comece seus estudos!

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.”

Isaac Newton

Hidrostática

LISTA 40 – PRESSÃO ATOMOSFÉRICA E VASOS COMUICANTES

01. (PUC-PR) Algumas pessoas que pretendem fazer um piquenique param no armazém, no pé de uma montanha, e compram comida, incluindo sacos de salgadinhos. Elas sobem a montanha até o local do piquenique. Quando descarregam o alimento, observam que os sacos de salgadinhos estão inflados como balões. Por que isso ocorre?

a) Porque, quando os sacos são levados para cima da montanha, a pressão atmosférica nos sacos é aumentada.

b) Porque a diferença entre a pressão do ar dentro dos sacos e a pressão reduzida fora deles gera uma força resultante que empurra o plástico do saco para fora.

c) Porque a pressão atmosférica no pé da montanha é menor que no alto da montanha.

d) Porque, quanto maior a altitude, maior a pressão.

e) Porque a diferença entre a pressão do ar dentro dos sacos e a pressão aumentada fora deles gera uma força resultante que empurra o plástico para dentro.

 

02. Os recipientes esquematizados foram interligados e despejou-se líquido num deles. Sabendo que todos eles estão abertos à atmosfera, podemos afirmar, com relação à pressão p:

recipientes esquematizados foram interligados e despejou-se líquido num deles

a) pA = pB > pC > pD

b) pA > pB = pC > pD

c) pA < pB = pC > pD

d) pA = pB < pC < pD

e) pA < pB = pC < pD

03. Na figura, o tubo aberto em forma de U contém dois líquidos não miscíveis, A e B, em equilíbrio. As alturas das colunas de A e B, medidas em relação à linha de separação dos dois líquidos, valem 50 cm e 80 cm, respectivamente. Sabendo que a massa específica de A é 2,0 · 103 kg/m3, assinale a alternativa que representa a massa específica do líquido B.

a) 1,25 kg/m3

b) 1,25 · 10 kg/m3

c) 1,25 · 102 kg/m3

d) 1,25 · 103 kg/m3

e) 1,25 · 104 kg/m3

 

04. Em 15 de abril de 1875, na França, o balão Zenith voou a uma altitude de 8600 m. Dois dos seus tripulantes morreram em decorrência das mudanças funcionais promovidas pela altitude. Sobre esses tipos de mudanças numa pessoa saudável e normal, é correto afirmar que:

a) os efeitos apenas serão sentidos em altitudes superiores a 8000 m, quando a frequência respiratória aumenta drasticamente.

b) o que ocasionou a morte dos dois tripulantes foi um efeito conhecido como hipoxia, ou seja, o alto fornecimento de oxigênio.

c) os efeitos se devem essencialmente à diminuição da pressão atmosférica, o que é consequência da diminuição da densidade do ar.

d) já em baixas altitudes, próximas de 1000 m, surge uma série de distúrbios, como dificuldade de respirar, taquicardia, náusea, vômito e insônia.

05. Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli (1 608-1 647) realizou sua famosa experiência, medindo a pressão atmosférica por meio de uma coluna de mercúrio, inventando, assim, o barômetro. Após esta descoberta, suponha que foram muitos os curiosos que fizeram várias medidas de pressão atmosférica. Com base na experiência de Torricelli, pode-se afirmar que o maior valor para a altura da coluna de mercúrio foi encontrado:

a) no pico do Jabre, ponto culminante do estado da Paraíba, no município de Matureia.

b) no alto de uma montanha a 1500 metros de altitude.

c) no 10o andar de um prédio em construção, na cidade de Campina Grande.

d) numa bonita casa de veraneio em João Pessoa, no litoral paraibano.

e) no alto do Monte Everest, o ponto culminante da Terra.

06. (UEL-PR) Para medir a pressão p exercida por um gás contido num recipiente, utilizou-se um manômetro de mercúrio, obtendo- se os valores indicados na figura a seguir.

manômetro de mercúrio

A pressão atmosférica local medida por um barômetro indicava 750 mmHg. O valor de p, em mmHg, vale:

a) 150

b) 170

c) 750

d) 900

e) 940

07. (UNIFESP) Um fluido A, de massa específica ρA, é colocado em um tubo curvo aberto, onde já existe um fluido B, de massa específica ρB. Os fluidos não se misturam e, quando em equilíbrio, B preenche uma parte de altura h do tubo. Neste caso, o desnível entre as superfícies dos fluidos, que se encontram à pressão atmosférica, é de 0,25 h. A figura ilustra a situação descrita.

Considerando que as interações entre os fluidos e o tubo sejam desprezíveis, pode-se afirmar que a razão ρBA é

(A) 0,75.

(B) 0,80.

(C) 1,0.

(D) 1,3.

(E) 1,5.

08. Ao nível do mar, um barômetro de mercúrio indica 76 cm, equivalente à pressão de 1,0 x 105 Pa. À medida que se sobe do nível do mar para o alto da serra, ocorre uma queda gradual de 1 cmHg da pressão atmosférica para cada 100 m de subida, aproximadamente. Pode-se concluir daí que a pressão atmosférica numa cidade a 900 m de altitude em relação ao nível do mar vale, em Pa:

a) 8,8 x 104

b) 8,2 x 104

c) 6,7 x 104

d) 6,7 x 103

e) 6,7 x 102

09. (FAMERP) Em 1643, Evangelista Torricelli realizou um experimento com o qual mediu a pressão atmosférica terrestre ao nível do mar. Encheu com mercúrio um tubo de aproximadamente 1 m de comprimento, fechou-o e, invertendo o tubo, mergulhou sua extremidade em outro recipiente também contendo mercúrio. Após a abertura da extremidade do tubo, o mercúrio desceu até estabilizar-se à altura de 76 cm.

Anos depois, por iniciativa de Blaise Pascal, o mesmo experimento foi realizado na França, no alto de uma montanha, e a coluna de mercúrio se estabilizou a uma altura de 60,8 cm. Considerando a pressão atmosférica ao nível do mar igual a 1,0 × 105 Pa e que a aceleração da gravidade tem o mesmo valor no alto da montanha e ao nível do mar, a pressão atmosférica no alto da montanha onde foi realizado o experimento era

(A) 8,0 × 103 Pa.

(B) 6,6 × 104 Pa.

(C) 1,25 × 104 Pa.

(D) 8,0 × 104 Pa.

(E) 6,6 × 103 Pa.

10. (FUVEST) Os grandes aviões comerciais voam em altitudes onde o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é baixa. Devido a isso, eles têm o seu interior pressurizado em uma pressão igual à atmosférica na altitude de 2.000 m. A figura mostra o gráfico da pressão atmosférica em função da altitude.

gráfico da pressão atmosférica em função da altitude.

A força, em N, a que fica submetida uma janela plana de vidro, de 20 x 30 cm2, na cabine de passageiros na altitude de 10.000 m, é, aproximadamente,

(A) 12.400

(B) 6.400

(C) 4.800

(D) 3.200

(E) 1.600

Respostas

1- B

2- E            

3– D            

4- C           

5- D            

6- D            

7- A           

8- A      

9- D      

10- D