Eletricidade
Escolha o assunto e comece seus estudos!
Muito aprendizado decore de se fazer perguntas.

Eletrodinâmica
LISTA 79 – CIRCUITOS ELÉTRICOS II
01. (FUVEST) Uma estudante quer utilizar uma lâmpada (dessas de lanterna de pilhas) e dispõe de uma bateria de 12 V. A especificação da lâmpada indica que a tensão de operação é 4,5 V e a potência elétrica utilizada durante a operação é de 2,25 W.

Para que a lâmpada possa ser ligada à bateria de 12 V, será preciso colocar uma resistência elétrica, em série, de aproximadamente
a) 0,5 W
b) 4,5 W
c) 9,0 W
d) 12 W
e) 15 W
02. (UNESP) Determinada massa de água deve ser aquecida com o calor dissipado por uma associação de resistores ligada nos pontos A e B do esquema mostrado na figura.

Para isso, dois resistores ôhmicos de mesma resistência R podem ser associados e ligados aos pontos A e B. Uma ddp constante U, criada por um gerador ideal entre os pontos A e B, é a mesma para ambas as associações dos resistores, em série ou em paralelo.

Considere que todo calor dissipado pelos resistores seja absorvido pela água e que, se os resistores forem associados em série, o aquecimento pretendido será conseguido em 1 minuto. Dessa forma, se for utilizada a associação em paralelo, o mesmo aquecimento será conseguido num intervalo de tempo, em segundos, igual a
(A) 30.
(B) 20.
(C) 10.
(D) 45.
(E) 15.
03. (UNESP) Dois resistores ôhmicos, R1 e R2, podem ser associados em série ou em paralelo. A resistência equivalente quando são associados em série é RS e quando são associados em paralelo é RP. No gráfico, a curva S representa a variação da diferença de potencial elétrico entre os extremos da associação dos dois resistores em série, em função da intensidade de corrente elétrica que atravessa a associação de resistência equivalente RS, e a curva P representa a variação da diferença de potencial elétrico entre os extremos da associação dos dois resistores em paralelo, em função da intensidade da corrente elétrica que atravessa a associação de resistência equivalente RP.

Considere a associação seguinte, constituída por dois resistores R1 e dois resistores R2.

De acordo com as informações e desprezando a resistência elétrica dos fios de ligação, calcule a resistência equivalente da associação representada na figura e os valores de R1 e R2, ambos em ohms.
04. (FUVEST) A curva característica de uma lâmpada do tipo led (diodo emissor de luz) e mostrada no gráfico abaixo.

Essa lâmpada e um resistor de resistência R estão ligados em serie a uma bateria de 4,5 V, como representado na figura abaixo.

Nessa condição, a tensão na lâmpada e 2,5 V.
a) Qual e o valor da corrente iR no resistor?
b) Determine o valor da resistência R.
c) A bateria de 4,5 V e substituída por outra de 3 V, que fornece 60 mW de potência ao circuito, sem que sejam trocados a lâmpada e o resistor. Nessas condições, qual e a potência PR dissipada no resistor?
05. (FUVEST) Atualmente são usados LEDs (Light Emitting Diode) na iluminação doméstica. LEDs são dispositivos semicondutores que conduzem a corrente elétrica apenas em um sentido. Na figura, há um circuito de alimentação de um LED (L) de 8W, que opera com 4 V, sendo alimentado por uma fonte (F) de 6 V.

O valor da resistência do resistor (R), em W, necessário para que o LED opere com seus valores nominais é, aproximadamente,
(A) 1,0.
(B) 2,0.
(C) 3,0.
(D) 4,0.
(E) 5,0.
06. (FUVEST) Um chuveiro elétrico que funciona em 220 V possui uma chave que comuta entre as posições “verão” e “inverno”. Na posição “verão”, a sua resistência elétrica tem o valor 22 Ω, enquanto na posição “inverno” é 11 Ω. Considerando que na posição “verão” o aumento de temperatura da água, pelo chuveiro, é 5 °C, para o mesmo fluxo de água, a variação de temperatura, na posição “inverno”, em °C, é
(A) 2,5
(B) 5,0
(C) 10,0
(D) 15,0
(E) 20,0
07. (ENEM) Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Quando a corrente que passa por esse componente elétrico é maior que sua máxima corrente nominal, o fusível queima. Dessa forma, evita que a corrente elevada danifique os aparelhos do circuito. Suponha que o circuito elétrico mostrado seja alimentado por uma fonte de tensão U e que o fusível suporte uma corrente nominal de 500 mA.

Qual é o máximo valor da tensão U para que o fusível não queime?
a) 20V
b) 40V
c) 60V
d) 120V
e) 185V
08. (SANTA CASA) Em uma sala há quatro lâmpadas idênticas, L1, L2, L3 e L4, de 127 V – 20 W, que são acionadas por dois interruptores, I1 e I2. As lâmpadas são separadas em dois grupos, um formado pelas lâmpadas L1 e L2 e outro pelas lâmpadas L3 e L4. As lâmpadas de cada grupo sempre acendem simultaneamente, mas cada grupo pode acender independentemente do outro. Todas as lâmpadas sempre acendem com seu brilho normal. O esquema que representa o circuito elétrico para essas quatro lâmpadas é

09. (FAMEMA) Um potenciômetro foi construído utilizando-se dois fios resistivos ôhmicos, paralelos, de mesmo comprimento e mesma resistência elétrica. Os fios são tocados por um contato móvel, de resistência desprezível, que desliza perpendicularmente aos fios, tornando todo o conjunto um potenciômetro. Este potenciômetro está ligado a um gerador de 100 V e a um amperímetro, ambos ideais.

Quando o contato móvel do potenciômetro se encontra na posição indicada na figura, o amperímetro indica a passagem de uma corrente elétrica de 5 A. Individualmente, cada um dos fios resistivos que constituem o potenciômetro apresenta, entre seus extremos, a resistência elétrica de
(A) 80 Ω.
(B) 40 Ω.
(C) 20 Ω.
(D) 100 Ω.
(E) 60 Ω.
10. (UNESP 2023) A figura representa, de forma esquemática, um dispositivo capaz de regular a intensidade do brilho de uma lâmpada. Esse dispositivo é constituído de dois resistores em forma de fio, R1 e R2 , ambos feitos de um mesmo material e com mesma área de secção transversal. O resistor R1 tem comprimento L e o resistor R2 tem formato semicircular e comprimento 4L. Nesse dispositivo, o que controla o brilho da lâmpada é o ponteiro P, que pode fazer contato com o resistor R2 em qualquer ponto localizado entre seus extremos I e II.

Quando o ponteiro faz contato com o ponto I, a lâmpada é percorrida por uma corrente iI = 0,3 A e apresenta seu brilho mínimo. Quando o ponteiro faz contato com o ponto II, a lâmpada é percorrida por uma corrente iII = 0,5 A e apresenta seu brilho máximo. Desconsiderando a resistência dos fios de ligação e sabendo que o sistema está ligado a uma diferença de potencial constante de 120 V, a resistência elétrica dessa lâmpada é de
(A) 200 Ω.
(B) 300 Ω.
(C) 100 Ω.
(D) 400 Ω.
(E) 500 Ω
Respostas
1- E
2- E
3- Req = 19 Ω; R1 = 4 Ω e R2 = 12Ω
4–
a) iR = 0,04 A ou 4 . 10–2A
b) R = 50 W
c) PR = 2×10–2 W ou PR = 20 mW
5- A
6- C
7- D
8- C
9- A
10- A