Eletricidade
Escolha o assunto e comece seus estudos!
Muito aprendizado decore de se fazer perguntas.

Eletrodinâmica
LISTA 78 – CIRCUITOS ELÉTRICOS I
01. (FAMEMA) Para ilustrar as relações entre as grandezas básicas da eletrodinâmica, um professor construiu um teste de habilidade motora para seus alunos. Trata-se de um brinquedo cujo desafio é fazer um anel condutor passear ao longo de um fio resistivo e desencapado, sem tocá-lo. Como estímulo, o professor avisou que os alunos que não conseguissem evitar que o anel tocasse o fio deveriam explicar as leis de Ohm aos colegas que faltaram à aula. Na figura, é representado o momento em que um aluno toca o fio resistivo com o anel, a 4 cm do ponto A, fazendo o amperímetro indicar 0,05 A.

Os fios utilizados e seus conectores, a fonte de tensão de 3 V, o amperímetro e o anel com seu suporte podem ser considerados ideais, sendo que o fio resistivo ligado entre os pontos A e B é ôhmico, mede 60 cm, tem área de secção transversal constante e está montado em uma base isolante. Os dados obtidos nessa brincadeira permitem encontrar o valor da resistência elétrica de todo o comprimento do fio resistivo. Esse valor é
(A) 900 Ω.
(B) 300 Ω.
(C) 450 Ω.
(D) 150 Ω.
(E) 600 Ω.
02. (UNICAMP) A diferença de potencial elétrico, U, é proporcional à corrente elétrica, i, em um trecho de um circuito elétrico resistivo, com constante de proporcionalidade dada pela resistência equivalente, Req, no trecho do circuito. Além disso, no caso de resistores dispostos em série, a resistência equivalente é dada pela soma das resistências (Req = R1 + R2 + …). A corrente elétrica, iB no trecho do circuito abaixo é três vezes maior que a corrente elétrica no trecho A , ou seja, iB /iA = 3.

Quanto vale a resistência RB2?
a) 2,0 Ω.
b) 14 Ω.
c) 18 Ω.
d) 66 Ω.
03. (UNESP) Três resistores, de resistências elétricas R1, R2 e R3, um gerador G e uma lâmpada L são interligados, podendo formar diversos circuitos elétricos. Num primeiro experimento, foi aplicada uma tensão variável V aos terminais de cada resistor e foi medida a corrente i que o percorria, em função da tensão aplicada. Os resultados das medições estão apresentados no gráfico, para os três resistores.

Considere agora os circuitos elétricos das alternativas abaixo. Em nenhum deles a lâmpada L queimou. A alternativa que representa a situação em que a lâmpada acende com maior brilho é

04. (UNICAMP) Em analogia com um circuito elétrico, a transpiração foliar é regulada pelo conjunto de resistências (medidas em segundos/metro) existentes na rota do vapor d’água entre os sítios de evaporação próximos à parede celular no interior da folha e a atmosfera. Simplificadamente, há as resistências dos espaços intercelulares de ar (reia), as induzidas pela presença dos estômatos (rest) e da cutícula (rcut) e a promovida pela massa de ar próxima à superfície das folhas (rcl). O esquema abaixo representa as resistências mencionadas.

A tabela a seguir apresenta os valores das resistências de duas espécies de plantas (espécie 1 e espécie 2).

Tendo em vista os dados apresentados e considerando que a condutância é o inverso da resistência, assinale a alternativa que indica a espécie com menor transpiração e sua respectiva condutância total à difusão do vapor d’água entre os sítios de evaporação e a atmosfera.
a) espécie 1; 48 x 10-4 m/s.
b) espécie 1; 125 x 10-4 m/s.
c) espécie 2; 30 x 10-4 m/s.
d) espécie 2; 200 x 10-4 m/s.
05. (UNESP) Um resistor ôhmico foi ligado a uma fonte de tensão variável, como mostra a figura.

Suponha que a temperatura do resistor não se altere significativamente com a potência dissipada, de modo que sua resistência não varie. Ao se construir o gráfico da potência dissipada pelo resistor em função da diferença de potencial U aplicada a seus terminais, obteve-se a curva representada em:

06. (FMABC) Uma lanterna é composta por certo número de LEDs idênticos associados em paralelo e ligados a uma bateria ideal de força eletromotriz igual a 3,0 V. A lanterna tem dois níveis de iluminação: um em que são acesos 4 LEDs e outro em que todos os LEDs são acesos. Quando 4 LEDs estão acesos, a intensidade da corrente elétrica que atravessa a bateria é 80 mA, e quando todos estão acesos, a potência total dissipada pelos LEDs é 0,60 W. O número total de LEDs que compõem a lanterna é igual a
a) 10.
b) 9.
c) 8.
d) 12.
e) 6.
07. (FUVEST) Em uma luminária de mesa, há duas lâmpadas que podem ser acesas individualmente ou ambas ao mesmo tempo, com cada uma funcionando sob a tensão nominal determinada pelo fabricante, de modo que a intensidade luminosa de cada lâmpada seja sempre a mesma. Entre os circuitos apresentados, indique aquele que corresponde a um arranjo que permite o funcionamento conforme essa descrição.

a) Circuito (1)
b) Circuito (2)
c) Circuito (3)
d) Circuito (4)
e) Circuito (5)
Note e adote:
Suponha que as lâmpadas funcionem de maneira ôhmica, ou seja, da mesma forma que um resistor
08. (UNICAMP) A figura 1 apresentada a seguir representa a potência elétrica dissipada pelo filamento de tungstênio de uma lâmpada incandescente em função da sua resistência elétrica. Já a figura 2 apresenta a temperatura de operação do filamento em função de sua resistência elétrica. Se uma lâmpada em funcionamento dissipa 150 W de potência elétrica, a temperatura do filamento da lâmpada é mais próxima de:

a) 325ºC.
b) 1.250ºC.
c) 3.000ºC.
d) 3.750ºC.
09. (ENEM 2022) No manual de instruções de um conjunto de 30 lâmpadas idênticas, usadas para enfeite, está especificado que o conjunto deve ser ligado em uma rede elétrica de 120 V resultando em uma corrente total de 4,5 A. No entanto, o manual não informa a potência nominal de cada lâmpada para a aquisição de lâmpadas individuais de reposição em caso de queima. Depois de ligar o conjunto, percebe-se que, ao retirar qualquer lâmpada, um terço das demais não acende. Qual a potência nominal de cada lâmpada?
a) 4 W
b) 18 W
c) 55 W
d) 180 W
e) 540 W
10. (FAMEMA 2023) Um circuito construído com elementos ideais possibilita a conexão de um resistor entre os pontos X e Y.

Deseja-se que a intensidade da corrente elétrica que passa pelo resistor de 20 Ω seja de 2 A. Para que isso ocorra, entre os pontos X e Y deve ser conectado um resistor de
(A) 16 Ω.
(B) 24 Ω.
(C) 18 Ω.
(D) 36 Ω.
(E) 40 Ω
Respostas
1- A
2- A
3- E
4- B
5- C
6- A
7- B
8- C
9- B
10- E